O que é Transtorno Bipolar?
O Transtorno Bipolar do Humor, antigamente denominado de psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de Mania, Hipomania, Depressão e Mistos.
É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, causando prejuízos frequentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, manifestando-se igualmente em mulheres e homens.
O que causa o Transtorno Bipolar do humor
A base da causa para a doença não é inteiramente conhecida, assim como não é para os demais distúrbios do humor. Os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando a doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada.
Sintomas:
Os sintomas são variáveis de acordo com o indivíduo e com o tipo da patologia, porém cada fase tem a sua especificidade:
Fase Maníaca
- Diminuição na capacidade de discernimento / Falta de crítica;
- Aumento de energia / Envolvimento em situações de risco;
- Compulsões de gastos, bebidas, drogas, sexo;
- Pensamentos acelerados / Fuga de ideias;
- Hiperatividade / Dispersão;
- Redução da necessidade de sono;
- Fala exagerada, mas não expressa nada / Interrompe os outros;
- Agitação / Irritabilidade;
Fase Depressiva
- Perda de interesse nas atividades que antes eram prazerosas;
- Dificuldade de concentração e tomada de decisões;
- Diminuição ou excesso no apetite;
- Insônia ou excesso de sono;
- Cansaço / Falta de energia;
- Pensamentos sobre morte;
- Perda ou ganho de peso;
- Sensação de inutilidade;
- Sentimento de culpa;
- Desânimo / Tristeza;
- Baixa autoestima;
- Ideação suicida;
Diagnóstico
O diagnóstico do transtorno Bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico. A dosagem de lítio no sangue só é feita para as pessoas que usam carbonato de lítio como tratamento medicamentoso, a fim de se acompanhar a resposta ao remédio.
Tratamento
O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado.
Porém, um acompanhamento psicológico e psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.