Eventualmente o atendimento psicológico domiciliar, conhecido como Home Care, é a única modalidade de terapia factível a determinados pacientes. Também pode ser usado complementarmente à terapia em consultório.
O atendimento psicológico domiciliar está disponível para famílias e pessoas que têm dificuldade para se locomover até o consultório, seja por limitações logísticas, clínicas ou físicas. É por essas e outras razões que alguns terapeutas oferecem o atendimento domiciliar como solução.
No ambiente domiciliar o psicólogo pode acompanhar a realidade do paciente, analisar as contingências do ambiente em relação ao paciente, bem como observar as características da dinâmica familiar. Evidentemente, o sucesso na superação da queixa apresentada pelo paciente está muito mais relacionado ao vínculo que se estabelece entre o profissional/paciente do que relacionado ao local onde se estão sendo realizadas as sessões de terapia.
O atendimento psicológico domiciliar é indicado para terapia familiar, crianças e adolescentes, casais, idosos, portadores de deficiência, pessoas acamadas ou ainda para todas as idades quando envolve limitações logísticas, limitações físicas ou limitações clínicas.
Abaixo estão elencados os casos mais comuns para a busca de uma terapia domiciliar:
A orientação psicológica domiciliar é geralmente realizada na residência do paciente, casa de repouso, hospital, e hospital psiquiátrico.